Dicas e Segredos dos Chefs

Segredos do Gourmet

Os Segredos dos Chefs

Existem alguns segredos para o sucesso na cozinha. Algumas vezes, um simples detalhe pode significar muito. Veja algumas dicas utilizadas pelos chefs:

o PANELAS E FOGÕES: Sim, a escolha das panelas e fogões é fundamental para o sabor do prato. Cada cozinheiro tem as suas preferências, mas existem pratos que ficam muito diferentes se preparados com panelas ou temperaturas inadequadas. O forno à lenha, por exemplo, assa mais devagar, e pode deixar carnes mais macias.

o ÓLEOS: Muito se ouve falar sobre gordura saturada. Também há quem garanta que azeite de oliva é saudável e pode ser utilizado à vontade. Na verdade, é necessário ter um cuidado especial no preparo de alimentos com esse tipo de azeite, pois quando submetido a altas temperaturas, torna-se uma gordura igual às outras: muito prejudicial à saúde. Além disso, o sabor também muda. O ideal é consumir cru, sobre saladas ou massas.

o QUANTIDADES: Existe coisa mais chata que ir a um restaurante ou à casa de amigos e sair da mesa com fome? Exagero é outro extremo; muito deselegante. Erro nas porções é um dos piores a serem cometidos à mesa; portanto, cuidado. Os profissionais aconselham a investir em vários pratos, e assim pode-se até fazer porções menores... o importante satisfazer o cliente ou a visita!